quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Silício, nostalgia e cotidiano.

| |


Ao saber do lançamento do Windows Vista perguntei a um colega o que mudava na nova versão, até então tinha lido que o PC iniciava em um piscar de olhos e logo imaginei que ela seria mais ágil. Doce engano, óbvio que pra ti usar o sistema operacional tu precisa de um PC ainda mais apelo. O que é estranho, já que a Apple consegue fazer o seu Mac OS ficar cada vez mais leve e rápido, ou seja, se tu tem um G3 da pré-história vale a pena tu instalar o sistema do momento para ganhar um pouco de velocidade. Tô errado?

Essa análise entre as duas empresas me despertou uma série de pensamentos sobre a teoria da devolução, e é por isso que o melhor celular já inventado ilustra esse texto. Não lembro bem o ano, mas acho que foi em 99 ou 2000 que eu ganhei esse aparelho. Era o segundo mais moderno a venda nas lojas, tinha agenda para muitos números, o famoso jogo Snake (não quero me gabar mas meu recorde era 1400), toques engraçados, além de enviar e receber mensagens de texto. Não era muito fino nem leve, mas tu conseguia empunha-lo sem problemas. Naquele tempo eu não imaginava que meu celular em 2007 teria câmera de vídeo, foto, tela colorida, jogos em 3D e mais um milhão recursos que eu nunca vou usar. Porém, na hora de ligar pra um amigo a tecnologia vai por água a baixo, o telefone fica mudo, a ligação não completa ou cai toda hora. Além do mais, as interfaces da Motorola estão cada vez piores, tem universidade abrindo curso de 4 anos só pro cara conseguir programar o despertador. Já troquei três vezes de telefone. Já usei Nokia e Motorola. Tim e Claro. Até agora nenhum teve o desempenho do 5110 e ainda por cima não funcionou no Itaimbezinho, como dizia no anúncio que li na Zero Hora.

Caso dois, esse é pra irritar ainda mais. Um dia acordo e abro o UIN 27902730 do ICQ, depois de horas percebo que as pessoas sumiram, uma alma entra e me explica, todos haviam migrado, o Messenger estava abafando. Me pergunto porque abandonar um programa que só nos trouxe alegria, tá certo que algumas versões andavam pesadas, mas é pra tanto? Custei a aderir, mas fui morto no cansaço. O programa era lento e a vantagem era porra da fotinho ali do lado, fora isso tu tinha que fazer uma conta no hotmail e virar corinho do Bill Gates. Sei que não é hora de reclamar, a final, uso o programa há anos. O problema é que não faz muito tempo que um amigo me deu uma notícia: "tu viu que agora o Windows Live Messenger manda mensagens para quem está offline?". Tchê, o ICQ fazia isso desde 1996, o que custa o programador do MSN roubar essa brilhante idéia em vez de te deixar falando sozinho com os teus contatos?

Moral: pra que mudar?

5 comentários:

Túlio disse...

gradiente strike dominava. tive um da telesp celular em 1999. bons tempos.

Anônimo disse...

"O que é estranho, já que a Apple consegue fazer o seu Mac OS ficar cada vez mais leve e rápido, ou seja, se tu tem um G3 da pré-história vale a pena tu instalar o sistema do momento para ganhar um pouco de velocidade. Tô errado?"

Sim, está. A Apple não consegue fazer o Mac OS ficar cada vez mais leve e rápido. Ela fez isso uma vez só (não progressivamente, como tu disse), tendo que remodelar o Mac OS X onde a performance poderia ter sido bastante otimizada com relação à versão anterior -- óbvio sinal de que ela havia sido incompetente anteriormente.

Fora isso, não faz o menor sentido um sistema mais atual, que, teoricamente tem mais features e é mais complexo, não precisar de mais recursos de uma máquina. Aliás, ninguém nunca disse que o Vista "tornaria o PC mais ágil". Esse teu colega viajou, e parece que tu imaginou coisa demais. :-)

Se tu realmente quer saber o que o Vista tem de novo, sugiro que tu veja este vídeo na íntegra. É um vídeo apresentado pelo Jim Allchin, chefe de desenvolvimento do Vista, e foi pra mim o que melhor demonstrou as inúmeras novidades do sistema. ;-)

Outra correção: nunca foi necessário fazer conta no hotmail para entrar no Messenger. É verdade que o programa te induz a fazer uma conta lá, mas isso não é fator mandatório. Eu mesmo nunca tive conta no hotmail, e aposto que pelo menos 20% da tua lista do MSN também não.

Abraço.

Vinícius da Cunha disse...

Te escrevi uma resposta gigante, foi aí que meu Windows XP travou -- o pior é que não estou mentindo.

Resumindo, é bom lembrar que 80% dos usuários não tem o conhecimento que tu tem e eu me enquadro nesse perfil, já que minha praia é outra. Aposto que muitos usuários domésticos vão concordar que as novidades de cada edição do Windows não parecem relevantes pelo preço que se paga. Além disso, é inegável que um PC fica obsoleto muito antes de um Mac e boa parte da culpa é do sistema operacional.

Não sou fanático pela Apple, até lembro de discutir contigo sobre o iTunes e iPod, mas não trocaria qualquer versão de Mac OS pelo Windows. Aguardo o Vista.

Anônimo disse...

Eu tinha esse celular da Nokia!!! Um clássico!!! Ganhei quando fiz 15 aninhos... durou até o dia em que eu derrubei ele na privada... Ms isso já é outra história - que se repetiria se acontecesse com os celulares super modernos, visto que não são a prova de água... Taí uma boa ideia, né?! Bem que alguém podia inventar celulares a prova de água... (quem sabe no meu TCC!)

Anônimo disse...

"Resumindo, é bom lembrar que 80% dos usuários não tem o conhecimento que tu tem e eu me enquadro nesse perfil, já que minha praia é outra."

Sim. Eu diria que 99% são ignorantes. Mas ignorância tem cura. Por isso vou ajudar nisso, sempre que possível. ;-)

"Além disso, é inegável que um PC fica obsoleto muito antes de um Mac e boa parte da culpa é do sistema operacional."

Não, a culpa é do progresso como todo. E não adianta comparar Mac com PC, nesse caso. Mac é uma arquitetura de hardware e software que estão sob responsabilidade de uma única empresa, enquanto que um PC tem inúmeros fabricantes. Essa sutil diferença gera várias particularidades para cada um.

Dentro do escopo que estamos tratando, essa diferença que falei se manifesta em um progresso mais controlado e periódico no Mac, enquanto que para um PC, o progresso é dado a pequenos passos todos os dias muito rapidamente. Para ambos os casos, mais receita é gerada com a obsolescência do equipamento, no entanto isso é muito mais facilmente percebido num PC do que num Mac.

Faz bastante sentido isso, não faz? :-)