sexta-feira, 27 de junho de 2008

O especialista.

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O Freelance Switch é uma comunidade internacional dedicada a divulgar referências de design e oportunidades de emprego, além de discutir assuntos relacionados a essa área.

Lá eu encontrei uma matéria que aborda as vantagens e desvantagens de ser um designer generalista, que possui um conhecimento limitado sobre diversos assuntos, ou especialista, que se aprofunda em uma área de interesse.

As conclusões, que para mim servem de parâmetro para outras profissões, freelancers ou não, dizem que o generalistas se encaixam facilmente em qualquer equipe e não sofrem tanto com as mudanças de mercado. Isso porque, com diferentes tipos de conhecimento, ele desenvolve um projeto gráfico de um livro assim como programa um website. O lado negativo é que esse trabalho nunca terá um resultado tão bom quanto o feito por um especialista. Dessa forma será impossível trabalhar em projetos específicos, normalmente exigidos por grandes empresas, e por isso seus ganhos serão menores.

Essa matéria se embasa em uma realidade diferente da vivida pelo mercado no qual estou inserido ― já era hora de puxar a brasa pro meu assado ― e isso me fez refletir sobre uma questão: será que existe espaço para profissionais especialistas no Brasil?

Posso contar nos dedos os casos de sucesso que conheço, mesmo assim observo muitos especialistas brigando por um espaço em nosso mercado. Entre os corajosos estão o pessoal do marketing político, direto, promocional, aqueles que trabalham somente com moda e outros com varejo. Não tenho vergonha de dizer que torço para o time dos especialistas e para que esse texto comece a fazer mais sentido no Brasil. Porém, acredito que estamos longe de usufruir o verdadeiro potencial de cada profissional de comunicação. Espero ver o dia em que os departamentos de marketing, de pequenas e médias empresas, saibam valorizar e utilizar esses serviços.

1 comentários:

Marlon Abrahão disse...

Do caralho. E concordo.