terça-feira, 29 de julho de 2008

Obama lá.

| |


Barack Obama será o novo presidente dos Estados Unidos.

Depois das prévias, que resultaram na vitória dele sobre Hillary Clinton, custei a acreditar que um democrata poderia vencer essas eleições, mas finalmente caiu a ficha.

Tendo em vista que nos Estados Unidos a disputa eleitoral não acontece de maneira direta e que o voto das regiões ricas valem mais do que a das pobres, é difícil imaginar aquele país elegendo um canditado negro, filho de um muçulmano, seja pelos rednecks texanos ou pela multidão que votou em Bush.

Acontece que Barack Obama é um fenômeno pop mundial. Assistindo de fora, sinto que Obama vai além da candidatura de Al Gore, em 2004. Ele não se contenta em se cercar de artistas que o apoiam, ele virou o artista principal. Nas entrevistas vale citar o bom gosto para literatura e música. Ao falar dos planos de governo não chega a ser radical e parece agradar até os republicanos, já que seu principal foco é os Estados Unidos da América. Assunto que me preocupa, já que na brecha deixada por George Bush, ao dar mais importância as guerras e picuinhas pessoais do que resolver a crise americana, é que alguns aspectos da economia brasileira conseguiam se destacar.

O fato é que depois de ser muito criticado por não ter fé na vitória de Barack Obama estou dando o braço a torcer: os Estados Unidos terão o presidente mais cool da década, com o perdão da palavra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Vinícius! Não duvido nada que tu acerte o palpite, mas fazendo "análises" políticas baseadas na imprensa brasileira tu vai bem longe, campeão! ;-)

@snel disse...

Texans go Obama!

Vinícius da Cunha disse...

Marcos: Me diz em que parte do texto cito a imprensa brasileira como base?

Aliás, se tu clicar no link que está no meio do post, tu vai direto para o stereogun.com, site que utilizei como referência.

Se tu tivesse deixado a ironia de lado, talvez conseguisse enxergar o link ou ao menos dar opinião sobre o assunto. ;)